Passo a Passo


Organizar um casamento requer muita calma, paciência e planejamento. A gente tem informação por todos os lados, mas escolher aquilo que a gente mais gosta, que combina com o nosso estilo e que cabe no nosso orçamento é complicadinho e exige uma boa dose de organização. Quando eu fiquei noiva, queria tudo, tudo mesmo. Aos poucos fui filtrando aquilo que não passava de novidade, aquilo que não fechava com o nosso perfil e fui adequando o sonho ao bolso. Nesta seção, mostro para vocês a forma que encontrei para organizar meu casamento sem stress. Trata-se de uma relação de passos que vão te ajudar a elencar prioridades, usar o tempo a seu favor e não colocar o carro na frente dos bois. Cuidei com muito carinho para que a organização do meu casamento fosse o mais prazerosa possível, e estava no topo da minha lista curtir cada segundo, e para isso, não adianta: planejamento é fundamental! Vamos lá!?



Escolham uma data | Se vocês tem uma data em mente, discutam sobre ela, principalmente se vocês pretendem se casar em meses que são populares para as noivas, como maio e setembro. Analisem com carinho o calendário e prevejam acontecimentos como aniversários importantes nas famílias e feriados. Se vocês estão esperando apartamento ficar pronto ou precisam de um prazo para alguma reforma, dêem uma folguinha para compensar atrasos e imprevistos. Um ano antes é um temo bom para começar a se organizar. Dá pra fazer em menos tempo? Claro que dá! Você só corre um pouquinho mais. É exagero fazer com mais tempo? De jeito nenhum. O tempo é o seu melhor amigo, use-o para procurar inspirações, analisar tudo com calma e negociar com os fornecedores. Além disso, ter uma data definida é importante para pedir orçamentos e garantir os profissionais que você quer para a sua data.

Definam um orçamento | Mais importante do que qualquer decisão sobre estilo, local e cardápio, definam quanto vocês pretendem – e podem – gastar e que pessoas da família irão contribuir. Conversem entre vocês e sigam a conversa com os pais de vocês junto. Eu prefiro não envolver muita gente quando a questão é dinheiro, apenas aqueles a quem o assunto realmente interessa. Façam as coisas de acordo com suas possibilidades e estilo de vida. Nada pior do que dar a festa de casamento dos sonhos e colocar a televisão em cima da caixa na casa nova. Posso dizer, com toda propriedade, que o orçamento definido ajudou muito em todas as nossas decisões. É claro que nosso orçamento foi ajustado algumas vezes, mas saber o quanto você pode gastar em cada coisinha facilita sua vida e te dá liberdade para escolher aquilo que você quer dentro do que o seu bolso permite. Gente, não tem preço ter a festa que você quer sabendo que está tudo, tudinho pago, e que você vai voltar da lua de mel sem dever um centavo!

See the big picture | Conversem sobre o tipo de comemoração que vocês querem. Casamento à noite? De dia? Final de tarde com festa seguindo noite a fora? Praia? Campo? Em casa? Definir o estilo de festa vai ajudar vocês a procurarem os locais que combinam com o gosto de vocês e que permitem que vocês dêem a festa que estão planejando. Além disso, com a quantidade de opções que o mercado de casamentos oferece, tendo em mente o estilo do que vocês querem, é possível encontrar profissionais perfeitos e especializados exatamente naquilo que vocês tanto querem.

Inicie a lista de convidados | Não adianta, sem a lista de convidados você não consegue decidir nada! Definir o tamanho da festa vai lhe dar uma estimativa mais apurada de quanto cada coisa vai custar: o local da festa, o número de mesas, cadeiras, arranjos, a quantidade de comida, bebida e a logística de todo o evento. É uma parte chatinha, mas que sem ela a festa não acontece. Converse com o noivo antes de qualquer coisa, e depois fale com seus pais e peça que seu noivo faça o mesmo com os dele. Pais e sogros geralmente fazem questão de convidar alguns amigos e conversar sobre isso é fundamental - tanto para cortar as asinhas deles quanto para pedir que ajudem financeiramente caso queiram (e sua festa permita) convidar muitos convidados deles. É claro que a sua lista vai passar por algumas mudanças, você vai conhecer algumas pessoas, cortas outras e assim por diante. Mas o que você precisa é estimar mais ou menos quantas pessoas – 50, 100, 150, 200, 250.

Defina o local da festa | O mais importante fornecedor do seu casamento. A partir dele que você vai definir o que ainda precisa contratar. Muitos lugares oferecem opções diferente de festa, de cardápio e diferem-se também pelo tipo de serviço que oferecem. Com o número de convidados em mão, você já pode excluir os que não comportam e os que são muito grandes para o seu evento. Não se esqueça de perguntar tudo quando for visitar os locais potenciais: se tem cadeira, mesa, tampão de mesa, prataria, segurança, estacionamento, se cobra estacionamento, se oferece manobrista, se tem gente para manter o banheiro limpo, se você precisa retirar os materiais no domingo ou na segunda, se tem ar condicionado, gerador, etc.

Considere contratar ajuda profissional | Com a quantidade de serviços envolvidos em um casamento, é fácil se perder no meio de tantos itens e mais fácil ainda se estressar com tudo o que temos a organizar. Nesse momento, fica a dica de considerar contratar uma empresa de assessoria e cerimonial de casamentos. Esses profissionais estão super treinados e entendem de cada etapa do processo, além de conhecerem bem o trabalho de muita gente, podendo te ajudar a avaliar quem são realmente os bons profissionais. Se vale a pena? Sem a menor sombra de dúvida. Eu tinha a mais absoluta certeza de que seria dispensável contratar ajuda, mas no final das contas, vi que o barato sairia caro e decidi contratar uma cerimonial. Se é caro? Essa resposta é relativa. Esses profissionais não cobram pouco, mas acho que o trabalho deles se paga facilmente. É só pensar que essa pessoa vai te acompanhar da assinatura do contrato até o final da festa, trocar inúmeros emails e telefonemas com você, dedicar seu tempo a você em várias reuniões, coordenar todos os profissionais contratados, coordenar a cerimônia religiosa e a logística da festa e, além disso, ser seus olhos em todos os momentos enquanto você está recebendo uma massagem bela e formosa no seu dia de noiva. Aproveite os olhos clínicos desta pessoa para te ajudar na contratação dos demais profissionais, a encontrar os melhores preços, a negociar, a te proteger na hora de assinar os contratos e te poupar tempo e energia.

Liste suas prioridades | Coloque no papel aqueles aspectos do casamento que são mais importantes para vocês. Dessa forma, economizando em alguns itens, dá para cometer pequenos luxos em outros.

Pesquise muito, muito, mas muito mesmo | Se você já tem uma data ou pelo menos o mês em que vai se casar, comece a pesquisar os preços dos profissionais de cada área. Não se assuste com a quantidade de ofertas que há no mercado e também não se deixe influenciar pela pressão de alguns deles, apenas comece a mapear cada item para ter uma média do quanto é cobrado. Peça referências aos seus amigos e use e abuse da sua assessoria. Também vale mandar email pra blogueira e pedir ajuda. Não se deslumbre com o primeiro álbum maravilhoso que vires. Peça pelo menos três orçamentos em diferentes profissionais e monte em seu computador uma pastinha Orçamentos. Ao decidir por um profissional, especifique tudo, mas tudinho mesmo no contrato.



Um ano antes
  • Definam o orçamento e programem as despesas;
  • Contrate a assessoria para organização do casamento;
  • Escolham a data do casório;
  • Faça a sua lista de convidados;
  • Priorize igreja e local da recepção.

De oito a dez meses antes
  • Comece a contratar os profissionais do seu casamento, mas dê preferência à procura do que chamo de profissionais únicos. São aqueles profissionais que podem trabalhar apenas com um evento por dia, como fotógrafo, filmagem, cerimonial, buffet, dj ou banda, músicos que cantarão na cerimônia religiosa. Caso você morra de amores por um fotógrafo e ele já tiver a sua data agendada, você vai ter que partir para um plano B. O mesmo não ocorre com a doceira, com quem faz o bolo ou com o estilista do seu vestido, pois esses profissionais estão acostumados a encarar mais de um evento por data.

Oito meses antes
  • Comece a pesquisa por destinos de lua-de-mel;
  • Pesquise hotéis na sua cidade para a noite de núpcias;
  • Selecione vários buffets, informe-se sobre todos eles e faça degustações. Bata o martelo  assim que se decidir por algum deles, pois boa comida é fundamental;
  • Comece a pensar no vestido de noiva e visite os ateliês de sua preferência para se informar sobre preços, quando fica pronto, formas de pagamento, se seu santo bate com o santo da costureira, e por aí vai;
  • Se precisar, encare uma dieta e a academia, nada de querer ficar magra dois meses antes da data e se avançar num tarja preta. Noiva bonita é noiva saudável e que fica ansiosa apenas por causa da emoção.

Seis meses antes
  • Defina o cardápio junto ao seu buffet;
  • Defina o esquema das bebidas e feche contrato com seu fornecedor;
  • Defina onde você vai se arrumar – em casa, no hotel, no salão – e programe-se para garantir os profissionais de sua preferência;
  • Convide os padrinhos.

Cinco meses antes
  • Finalize a lista de convidados, deixando uma folga de 10% para pessoas que poderão ser adicionadas;
  • Encomende os convites.

Quatro meses antes
  • Dê entrada na papelada da igreja;
  • Informe-se sobre curso de noivos e inscreva-se;
  • Dê entrada na documentação do Casamento Civil no cartório;
  • Marque a data e o local do Casamento Civil;
  • Planeje a lua-de-mel: compre passagens, reserve hotel e defina roteiros.

Três meses antes
  • Defina as músicas da cerimônia religiosa e marque com os músicos para ouvi-los cantando;
  • Faça a lista de presentes;
  • Cheque se tudo o que foi feito até agora está dentro do esperado e acerte os últimos detalhes. Reveja todos os contratos, verifique com carinho a planilha de gastos, o que já      foi pago, o que ainda falta ser pago... junte tudo em uma pastinha e tire cópias para deixar com a sua cerimonial. Previna-se para não se desesperar na última hora!

Dois meses antes
  • Comece a entregar os convites;
  • Faça seu chá-de-panela, mas apenas depois de ter todos os convites entregues. (o meu chá de panela foi feito exatamente um mês antes do casamento, e eu faria até mais cedo se pudesse! Permita que a finaleira seja bem tranquila!)

Um mês antes
  • Confirme os padrinhos;
  • Inicie a confirmação dos convidados da festa – RSVP;
  • Comece a pensar no clima do seu destino de lua de mel e pense o que levar: se for preciso ir às compras, esse é o momento;

Uma semana antes
  • Marque uma reunião com a assessoria e com a decoradora para acertar os últimos detalhes;
  • Confirme todos os detalhes e entregue a pastinha com as cópias de todos os contratos e comprovantes de pagameto para sua cerimonialista, assim ela pode prevenir qualquer incomodação na semana que antecede a festa e no dia do casamento;
  • Confirme seu horário no cabelereiro e a reserva no hotel da noite de núpcias;
  • Deixe prontinha (ou semi-pronta pelo menos) a mala da lua de mel;
  • Confirme que dia você vai buscar vestido, sapato, acessórios... procure fazer tudo isso antes da véspera.

Dois dias antes
  • Deixe prontinha a mala que você vai levar para a noite de núpcias, com a lingerie para a primeira noite, para o dia seguinte, um penhoir, itens de higiene, produtinhos para retirar a maquiagem, um bom shampoo e condicionador, roupas e sapatos para usar no      dia seguinte;

No dia anterior
  • Tenha tudo pertinho de você: vestido, brinco, sapato, acessório de cabeça e lingerie para usar com o vestido;
  • Faça as unhas;
  • Relaxe e namore um pouco.

No dia do casório
Este é o dia mais especial da sua vida e chegou a hora de aproveitar todas as sensações que só ele traz. Não tenha hora para acordar, durma bem, em casa, tome um banho gostoso, tome café-da-manhã, converse com o noivo, faça uma massagem e aproveite da melhor forma todos os compromissos-delícia que esse dia promete!